Acabou, melhor deixou definitivamente ser o que era, a Comunicação Social já não é o que era, o que dantes era Comunicação Social hoje é Marketing Social, a verdadeira Comunicação Social hoje sem dúvida está muito mais assente na Blogosfera, SMS e emails do que em qualquer outra forma de comunicação, talvez ainda com uma ainda significante presença de algumas rádios.
A ganância da sociedade não se verificou unicamente nos mercados financeiros onde se inventaram produtos e bens fictícios, tão fictícios como a vontade gananciosa de do nada obter rentabilidade, na antiga Comunicação hoje Marketing Social a pressão das vendas, a vontade de manter o emprego e o servilismo cego permanentemente alimentaram o mercado com informação fictícia, tão fictícia quanto o apetite devorador por mais e mais estímulos sensoriais do ávido mercado sempre pronto e disposto a não estragar uma boa história com a verdade.
Os mesmos que pelo consumo pressionavam a antiga Comunicação Social para a sua derradeira transmutação, são os mesmos que pululam a Blogosfera com enormidades…o facto é que dantes a fonte da comunicação era pela mútua dependência existente controlada por essa massa de consumo hoje dividida, atomizada em milhões de vozes.
Será difícil negar a existência de perfeitas aberrações informativas na blogosfera, mas são o que são, e não há que ter medo por muitas que o sejam. O serviço de Comunicação Social prestado pelos percentualmente poucos que não o são, garantem de forma decisiva a Blogosfera como forma privilegiada de autêntica Comunicação Social.